HomeNoticiaResultado do Enem 2022 sai nesta quinta, 09/02; veja...
quinta-feira, junho 13, 2024

Resultado do Enem 2022 sai nesta quinta, 09/02; veja o que fazer com a nota

Você participou do Enem 2022 e vai tentar uma vaga no ensino superior via Sisu, Prouni, FIES ou nos Vestibulares? Então fique atento, o Resultado será divulgado!

Resultado Enem 2022

A divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 será antecipada para esta quinta-feira 9, de acordo com o Ministro da Educação, Camilo Santana. A previsão inicial era que os resultados só fossem disponibilizados na próxima segunda-feira, 13.

Para acessar o boletim de desempenho, basta acessar a página Gov.BR e entrar na página do participante e fazer o login digitando o CPF e a senha.

É com a nota do Enem que você garante participação no Sisu, Prouni, Fies e vestibulares que consideram a nota para selecionar os candidatos aos cursos de graduação. Vamos conhecer cada uma dessas opções

Nota do Enem e o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para as universidades públicas. Os estudantes podem mudar suas opções de curso no sistema quantas vezes quiserem ao longo do período de inscrição.

As inscrições para o SISU estão abertas de 16 a 24 de fevereiro, com resultados previstos para 28 de fevereiro.

Veja o simulado com as notas de corte do Sisu por curso ou faculdade.

Fies também é uma opção

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas.

As inscrições para o FIES estão abertas de 7 a 10 de março, com resultados previstos para 14 de março.

Algumas instituições privadas de ensino superior usam a nota do ENEM no processo seletivo ou oferecem descontos nas mensalidades a partir do desempenho do candidato nesse exame.

As regras e datas variam de universidade para universidade, então é importante verificar as informações de cada uma.

Prouni: bolsas integrais e parciais

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) tem como objetivo proporcionar acesso à educação superior a estudantes de baixa renda. O programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior de todo o país.

Para participar do PROUNI, o estudante deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos e ter concluído o ensino médio. Além disso, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter obtido uma nota acima de 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação.

O PROUNI é uma excelente oportunidade para estudantes de baixa renda que desejam ingressar na universidade, mas não têm condições financeiras de arcar com os custos da educação superior. Por isso, é importante que os interessados aproveitem essa chance e participem dos processos seletivos para concorrer às bolsas de estudo oferecidas pelo programa.

Vestibulares também utilizam nota do enem

Diversas instituições, principalmente privadas, utilizam a nota do Enem para selecionar os candidatos para os cursos de graduação. Entre as universidades públicas, detaco a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O tradicional Processo Seletivo da UFPA vai considerar a nota do Enem na edição 2023. Assim, o Listão da UFPA será formado por participantes do Enem 2022.

A UFPA oferece 7.380 vagas em 192 opções de cursos nos 12 campi da universidade.

Como podemos ver, a antecipação dos resultados do ENEM 2022, juntamente com as oportunidades de seleção em universidades públicas e privadas e financiamento estudantil, oferecem aos estudantes uma grande chance de prosseguir com seus estudos em instituições de ensino superior.

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Notas de Corte UFMG no Sisu 2024: Confira informações atualizadas

Artigo apresenta as notas de corte da UFMG no Sisu e as vagas disponíveis na Universidade Federal de Minas Gerais

Definidas datas do Enem 2024; veja cronograma publicado pelo INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou nesta segunda-feira, 13 de maio, o Edital do Enem 2024, que estabelece as...

Enem 2024 de graça? Aberto período para pedir isenção de taxa

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma porta de entrada crucial para o ensino superior no Brasil, e entender os procedimentos para isenção...

Lista de espera Sisu 2024 em andamento; veja situação das chamadas em cada instituição

Você está contando os dias, talvez até as horas, aguardando ansiosamente pela divulgação da Lista de Espera do Sisu 2024? Sente-se navegando em um mar...

Veja também