Para todos os investidores brasileiros, a temporada de Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) é um período de grande atenção e precisão. Um dos detalhes cruciais é a correta identificação das empresas nas quais você investe, por meio de seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Assim, para ajudar a evitar possíveis erros nesta etapa final da DIRPF 2023, compilamos uma lista com os CNPJs das empresas listadas na bolsa. Vale ressaltar que o prazo para enviar a declaração de imposto de renda termina no dia 31 de maio de 2023.
O Papel do CNPJ na sua declaração de IR
O CNPJ é como um RG para empresas. Se você é um investidor e tem ações, recebeu dividendos, juros sobre capital próprio ou teve lucro com uma empresa listada na bolsa, é fundamental informar o CNPJ destas empresas na sua declaração de Imposto de Renda.
Esse número permite à Receita Federal rastrear a origem dos seus rendimentos e validar a sua declaração. Clique aqui para saber mais sobre a Receita Federal e o CNPJ.
Consulte o CNPJ da empresa
Encontrar o CNPJ de cada empresa listada na B3 pode ser uma tarefa árdua. Com a intenção de facilitar esse processo, nós elaboramos uma tabela com o CNPJ das principais empresas listadas na bolsa.
A tabela a seguir traz informações atualizadas e que serão úteis na hora da sua declaração. Utilize o campo “Pesquisar” para encontrar a empresa.

Confira também: As datas de pagamento da Restituição do Imposto de Renda
Como Declarar suas Ações corretamente
Declarar as ações no Imposto de Renda pode parecer uma tarefa complexa. Porém, seguindo o passo-a-passo abaixo, você estará pronto para declarar suas ações e evitar possíveis problemas futuros:
- Identifique todas as suas ações e o CNPJ da empresa;
- Informe na ficha “Bens e Direitos” o código 31 – Ações;
- Preencha o campo “Discriminação” com os dados da empresa, incluindo o CNPJ;
- No campo “Situação em 31/12/XXXX”, informe o valor investido em cada ação.
Além disso, é necessário informar o CNPJ no item Rendimentos Isentos e não Tributáveis (no caso de recebimento de dividendos e proventos, por exemplo) e também em Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva/Definitiva (para declarar JCP, por exemplo)
O Risco de Pagar Mais do que o Devido
Declarar corretamente o Imposto de Renda não apenas evita problemas com a Receita Federal, mas também garante que você não pague mais impostos do que o necessário. Além disso, você ainda pode ter direito a uma restituição. Não deixe