HomeNoticiaCNPJ que você precisa: veja lista e faça a...
quinta-feira, março 28, 2024

CNPJ que você precisa: veja lista e faça a Declaração de Imposto de Renda sem erros

Para todos os investidores brasileiros, a temporada de Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) é um período de grande atenção e precisão. Um dos detalhes cruciais é a correta identificação das empresas nas quais você investe, por meio de seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Assim, para ajudar a evitar possíveis erros nesta etapa final da DIRPF 2023, compilamos uma lista com os CNPJs das empresas listadas na bolsa. Vale ressaltar que o prazo para enviar a declaração de imposto de renda termina no dia 31 de maio de 2023.

O Papel do CNPJ na sua declaração de IR

O CNPJ é como um RG para empresas. Se você é um investidor e tem ações, recebeu dividendos, juros sobre capital próprio ou teve lucro com uma empresa listada na bolsa, é fundamental informar o CNPJ destas empresas na sua declaração de Imposto de Renda.

Esse número permite à Receita Federal rastrear a origem dos seus rendimentos e validar a sua declaração. Clique aqui para saber mais sobre a Receita Federal e o CNPJ.

Consulte o CNPJ da empresa

Encontrar o CNPJ de cada empresa listada na B3 pode ser uma tarefa árdua. Com a intenção de facilitar esse processo, nós elaboramos uma tabela com o CNPJ das principais empresas listadas na bolsa.

A tabela a seguir traz informações atualizadas e que serão úteis na hora da sua declaração. Utilize o campo “Pesquisar” para encontrar a empresa.

restituição imposto de renda
Site oficial para consulta à restituição apresentou lentidão na manha de hoje (Foto: Reprodução Internet)

Confira também: As datas de pagamento da Restituição do Imposto de Renda

Como Declarar suas Ações corretamente

Declarar as ações no Imposto de Renda pode parecer uma tarefa complexa. Porém, seguindo o passo-a-passo abaixo, você estará pronto para declarar suas ações e evitar possíveis problemas futuros:

  1. Identifique todas as suas ações e o CNPJ da empresa;
  2. Informe na ficha “Bens e Direitos” o código 31 – Ações;
  3. Preencha o campo “Discriminação” com os dados da empresa, incluindo o CNPJ;
  4. No campo “Situação em 31/12/XXXX”, informe o valor investido em cada ação.

Além disso, é necessário informar o CNPJ no item Rendimentos Isentos e não Tributáveis (no caso de recebimento de dividendos e proventos, por exemplo) e também em Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva/Definitiva (para declarar JCP, por exemplo)

O Risco de Pagar Mais do que o Devido

Declarar corretamente o Imposto de Renda não apenas evita problemas com a Receita Federal, mas também garante que você não pague mais impostos do que o necessário. Além disso, você ainda pode ter direito a uma restituição. Não deixe

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Itaúsa (ITSA4) anuncia pagamento de dividendos robustos em 2024

A Itaúsa (ITSA4), uma das principais holding brasileiras, comunicou o pagamento de proventos significativos aos seus acionistas para o ano de 2024. Este movimento reforça...

Agenda de dividendos da semana; veja quem paga proventos nos próximos dias

Com o início da semana, o cenário financeiro brasileiro se aquece com o anúncio de distribuições de dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) por...

Consumo não Cíclico na B3: Estabilidade em Foco

Este texto explora o setor de consumo não cíclico na Bolsa de Valores Brasileira como uma opção estável e segura para investidores. São apresentadas as vantagens desse setor, as principais empresas que o compõem, as tendências e perspectivas para o futuro, além de dicas para escolher as melhores ações. Também são abordados os riscos e desafios desse setor, visando fornecer informações completas para investidores interessados em diversificar suas carteiras e obter retornos consistentes.

Telefônica (VIVT3) paga dividendos aos acionistas hoje; confira valor

Em um ato de reconhecimento à lealdade e confiança de seus investidores, a Telefônica Brasil (VIVT3) faz jus à sua reputação ao anunciar o pagamento...

Veja também