HomeEducaçãoMEC anuncia “Novo Enem”; confira cronograma e principais mudanças
quarta-feira, julho 24, 2024

MEC anuncia “Novo Enem”; confira cronograma e principais mudanças

As regras do Enem vão mudar! O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira, 17 de março, o formato do “Novo Enem”. Confira as principais mudanças e quando as alterações serão implementadas.

No enem entrevista coletiva
MEC divulga mudanças no Enem a partir de 2024 (imagem: Ascom/MEC)

Vale destacar que as mudanças no Enem refletem o novo contexto de formação do ensino médio e devem inflenciar os processos de seleção para ingresso no ensino superior. A classificação dos candidatos no SisuProuni e Fies serão modificadas. Até mesmo o Encceja será impactato pelas alterações.

Cronograma e principais mudanças do Novo Enem

Antes de nos aprofundarmos sobre as alterações no Exame Nacional do Ensino Médio é preciso deixar claro que o Novo Enem será implementado a partir de 2024. Assim, há um período de dois anos para adaptação.

As mudanças estão vinculadas ao conteúdo  e o formato das provas nos dois dias de exame.

No primeiro dia os candidatos vão responder a questões interdisciplinares e de conhecimentos gerais. No segundo dia, os participantes do Enem poderão escolher a área de conhecimento da prova. A definição depende do curso em que concorre, como veremos a seguir.

Além disso, o Enem também vai contar com questões discursivas nessa nova versão. As novas regras foram definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e divulgadas em março de 2022 pelo MEC.

Diferenças entre o Enem atual e o Enem em 2024

No formato atual do Enem, no primeiro dia é aplicada a prova de redação e as  questões objetivas de ciências humanas e de linguagens. Com o Novo Enem a redação continua, no entanto, no lugar de ciências humanas e linguagens serão apresentadas questões interdisciplinares de formação básica.

Esse conteúdo será realizado por todos os alunos do ensino médio, pois são disciplinas obrigatórias na formação do ensino médio. As questões do primeiro dia do Enem continuarão sendo objetivas. As questões terão alternativas e o estudante escolhe a que acredita ser a correta.

No segundo dia do Enem, no formato atual, há questões de Matemática e Ciências da Natureza. No novo formato, o segundo dia será destinado a questões relacionadas à área de escolha do candidato entre os quatro itinerários formativos. Nesta etapa, o exame será no formato discursivo, aberto.

Novo ensino médio e o Enem

Essas alterações vão ser feitas para acompanhar a transformação do novo ensino médio que conta com diferentes itinerários formativos.

Cada um desses itinerários tem um foco em áreas do conhecimento diferentes. Por conta dessa transformação, o novo Enem vai entrar em vigor somente em 2024.

Assim, os estudantes do primeiro ano do ensino médio terão tempo de adaptação às mudanças.

Itinerários formativos no ensino médio

No novo ensino médio o estudante poderá optar por um dos cinco itinerários formativos.

  1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: conhecimento interdisciplinar das áreas de Biologia, Física e Química;
  2. Linguagens e suas Tecnologias: incluem componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física;
  3. Ciências Humanas e Sociais aplicadas: inclui conteúdos vinculados à Filosofia, Sociologia, Geografia e História;
  4. Matemática e suas tecnologias: conteúdo relacionado à Matemática que tenha aplicação à realidade;
  5. Formação Técnica e Profissional: voltada para a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Em todos os itinerários os eixos estruturantes são: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural; e empreendedorismo.

Mas qual a relação dos itinerários formativos do Ensino Médio com o Novo Enem?

Novo Enem e os blocos do ensino superior

Pois bem, as provas do Enem serão baseadas na escolha do itinerário formativo no ensino médio. As provas do segundo dia do exame serão discursivas e vinculadas a dois itinerários.

Aliás, esses dois itinerários são relacionados ao curso que o participante pretende cursar.

Por exemplo, um estudante que deseja concorrer para Medicina vai fazer provas discursivas de Ciências da Natureza e Ciências Sociais aplicadas.

Vale ressaltar que cada curso vai ser inserido em um bloco formativo, que por sua vez terá duas áreas do itinerário do ensino médio.

No total, serão quatro blocos. Vamos conhecer cada um deles.

Bloco 1 – Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Cursos vinculados à área de saúde e formação social estão no Bloco 4. Enquadram-se neste grupo os cursos de Medicina, psicologia, Odontologia, Educação Física, entre outros.

 

 

Bloco 2 – Matemática e Ciências da Natureza

Estão inseridos no Bloco 2 as formações ligadas às Engenharias e que se relacionam com a natureza (Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Florestal e Agronomia, por exemplo).

Bloco 3 – Matemática e Ciências Humanas

Estão na lista do bloco 3 cursos ligadas à tecnologia, estatística e ciências sociais Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Contábeis e Economia são alguns exemplos.

Bloco 4 – Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Vinculada à formação em cursos de Geografia, História, Jornalismo, Letras e áreas relacionadas.

Com as informações sobre os blocos, os futuros participantes do Enem podem fazer o planejamento para tentar uma vaga no ensino superior. Afinal, as escolhas de formação no ensino médio vão influenciar diretamente o desempenho em processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação.

Muitas mudanças… mas calma!

Cabe ressaltar que as regras para as edições do Enem em 2022 e 2023 continuam as mesmas. As novas regras valem para a edição de 2024. Veja abaixo a coletiva do MEC sobre o tema.

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Prefeitura de Conquista D’Oeste divulga lista de aprovados do processo seletivo

Relação de aprovados do processo seletivo da Prefeitura de Conquista D'Oeste

Prefeitura de Cambará do Sul divulga lista de aprovados do concurso

Relação de aprovados do concurso da Prefeitura de Cambará do Sul

Prefeitura de Taquarituba divulga resultado do concurso; Instituto Águia publica as notas

Prefeitura Municipal de Taquarituba divulga relação preliminar com o resultado do concurso para 13 vagas

DPE PR divulga resultado do concurso; Fundatec publica as notas

Defensoria Pública do Estado do Paraná divulga relação preliminar com o resultado do concurso para 1 vagas

Veja também