INEP divulga Edital Enem 2023; confira período de inscrições e datas das provas

Estudante escrevendo na prova do Enem
Edital do Enem foi divulgado pelo INEP

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira publicou o Edital do Enem 2023 na edição de 08 de maio de 2023 do Diário Oficial da União. 

O edital do Enem 2023 prevê todas as informações necessárias para os participantes, incluindo o cronograma completo, as obrigações e responsabilidades, as regras gerais do exame, o conteúdo programático, as formas de avaliação, o processo de inscrição e pagamento da taxa, as orientações para realização das provas, entre outras informações relevantes. Veja abaixo as principais informações.

Inscrições

O Exame Nacional do Ensino Médio, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, terá inscrições abertas de 05 a 16 de junho de 2023

O prazo para pagar a taxa de inscrição encerra em 21 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 85. Os participantes que tiveram a isenção de taxa aprovada devem fazer a inscrição normalmente. 

Provas em novembro

As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023

O gabarito será publicado em 24 de novembro e o resultado do Enem 2023 será divulgado em 16 de janeiro de 2024.

Horários das provas e conteúdo programático

Nos dois dias de aplicação de provas, os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. O início das provas, nos dois dias, será às 13h30. O término das provas no primeiro dia será às 19 horas. Já no segundo dia, será às 18h30.

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

Veja também: Notas de corte do Enem/Sisu de todos os cursos

Aplicação em todo o país

As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. A lista das cidades será divulgada posteriormente (veja como foi em 2022).

O resultado do Enem possibilita a autoavaliação do participante, aperfeiçoar o currículo do ensino médio, acesso ao ensino superior, participação em programas de financiamento da educação superior, ingresso no mercado de trabalho e contribui para ampliar os indicadores da educação brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui