HomeNoticiaINEP divulga Edital Enem 2023; confira período de inscrições...
sábado, abril 20, 2024

INEP divulga Edital Enem 2023; confira período de inscrições e datas das provas

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira publicou o Edital do Enem 2023 na edição de 08 de maio de 2023 do Diário Oficial da União. 

O edital do Enem 2023 prevê todas as informações necessárias para os participantes, incluindo o cronograma completo, as obrigações e responsabilidades, as regras gerais do exame, o conteúdo programático, as formas de avaliação, o processo de inscrição e pagamento da taxa, as orientações para realização das provas, entre outras informações relevantes. Veja abaixo as principais informações.

Inscrições

O Exame Nacional do Ensino Médio, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, terá inscrições abertas de 05 a 16 de junho de 2023

O prazo para pagar a taxa de inscrição encerra em 21 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 85. Os participantes que tiveram a isenção de taxa aprovada devem fazer a inscrição normalmente. 

Provas em novembro

As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023

O gabarito será publicado em 24 de novembro e o resultado do Enem 2023 será divulgado em 16 de janeiro de 2024.

Horários das provas e conteúdo programático

Nos dois dias de aplicação de provas, os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. O início das provas, nos dois dias, será às 13h30. O término das provas no primeiro dia será às 19 horas. Já no segundo dia, será às 18h30.

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

Veja também: Notas de corte do Enem/Sisu de todos os cursos

Aplicação em todo o país

As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. A lista das cidades será divulgada posteriormente (veja como foi em 2022).

O resultado do Enem possibilita a autoavaliação do participante, aperfeiçoar o currículo do ensino médio, acesso ao ensino superior, participação em programas de financiamento da educação superior, ingresso no mercado de trabalho e contribui para ampliar os indicadores da educação brasileira.

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Enem 2024 de graça? Aberto período para pedir isenção de taxa

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma porta de entrada crucial para o ensino superior no Brasil, e entender os procedimentos para isenção...

Lista de espera Sisu 2024 em andamento; veja situação das chamadas em cada instituição

Você está contando os dias, talvez até as horas, aguardando ansiosamente pela divulgação da Lista de Espera do Sisu 2024? Sente-se navegando em um mar...

Lista de Espera do Sisu 2024! Sua chance não acabou

Você se esforçou, estudou, fez o ENEM e agora se pergunta: "E se eu não passei na primeira chamada do Sisu 2024, o que acontece?"...

Resultado Sisu 2024! Acompanhe publicação da Lista de Aprovados em tempo real

Nesta terça-feira,  30 de janeiro de 2024, serão conhecidos os aprovados do Sisu 2024. O INEP fara a divulgação do aguardado Resultado do Sisu. Este...

Veja também