HomeProuniProuni 2023: inscrições, vagas, notas de corte e cronograma...
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Prouni 2023: inscrições, vagas, notas de corte e cronograma completo

-

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) estarão abertas a partir do dia 28 de fevereiro. Mas você sabe como conseguir bolsa no curso superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)Confira como funciona o Prouni, período de inscrições, tipos de bolsas e notas de corte para garantir uma vaga nos cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas.

O que é Prouni

O Prouni, criado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior aos estudantes de baixa renda e sem diploma. 

O programa oferece bolsas parciais e integrais para ingresso nos cursos de graduação nas instituições particulares de ensino superior. Ou seja, o governo paga parte ou toda a mensalidade que seria devida aos estudantes.

A seleção dos candidatos leva em consideração os cursos desejados, a nota obtida no Enem e a renda familiar per capita de cada concorrente. 

Para participar do Prouni 2023, por exemplo,  é necessário ter participado do Enem em uma das duas últimas edições (2021 e 2022). O processo de seleção de Prouni segue o mesmo padrão do Sisu. O registro é feito em etapa única, gratuita e pela internet. 

Basta selecionar as opções de curso por ordem de preferência e acompanhar a evolução da pontuação de corte, atualizada diariamente. O candidato pode fazer mudança de curso até o final do prazo de inscrição. 

Quais cursos estão disponíveis no Prouni?

O número de vagas e cursos disponíveis no Prouni 2023 somente é divulgado alguns dias que antecedem o prazo de inscrições, mas, acompanhando o histórico de outras edições do programa, podemos afirmar que os principais cursos estarão presentes na edição deste ano.

Apresentamos alguns cursos com presença certa no Prouni 2023:

  • Medicina
  • Direito
  • Administração
  • Pedagogia
  • Jornalismo
  • Ciências Contábeis
  • Licenciaturas
  • Engenharia Civil
  • Enfermagem
  • Psicologia

O Portal FiiBrasil fará ampla cobertura do Prouni 2023 e assim que a lista de vagas for disponibilizada fará a atualização nesta página.

Quem pode participar?

Vimos que há muitas possibilidades de ingresso no ensino superior via Prouni. Mas afinal, quem pode participar da seleção?

O primeiro critério é ter participado de uma das duas edições anteriores do Enem. É necessário atingir a nota mínima exigida pelo MEC de 450 pontos nas provas objetivas e ter pontuação maior que zero na redação.

Além de participar do Enem é preciso se enquadrar em uma das seguintes situações:

  • Concluído o ensino médio na íntegra em uma escola pública 
  • Obtido o diploma do ensino médio na íntegra em uma instituição privada com uma bolsa de estudos integral 
  • Finalizado o ensino médio parcialmente em uma escola pública e parcialmente em uma instituição privada com uma bolsa de estudos integral 
  • Pessoa com deficiência.
  • Professor da rede pública em atividade efetivo exercício (podem concorrer somente aos cursos de licenciatura e Pedagogia)

Para a situação dos professores e pessoas com deficiência não há análise referente à renda. 

Agora vamos conhecer os tipos de bolsa e o critério.

Tipos de Bolsas Prouni

Aqueles que são selecionados recebem bolsas de 50% ou 100% em universidades privadas, durante todo o curso. 

Além da escolha da bolsa no momento de inscrição é necessário fazer a análise da renda per capita para definir se a bolsa será integral (100% de desconto) ou parcial (50%).

Calcular sua renda doméstica bruta per capita é simples: basta somar a renda individual de todas as pessoas que moram na mesma casa e dividi-la pelo número total de moradores. 

Bolsas parciais estão disponíveis para candidatos com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos. As bolsas integrais são exclusivamente para candidatos com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo.

Vale ressaltar que o salário mínimo atual é de R$ 1.302,00.

Professores de escolas públicas que estão participando do Prouni também podem receber bolsas de 50% e 100%, mas estas são válidas apenas para cursos de Pedagogia e Licenciaturas.

Inscrições

Se você fez o Enem e está dentro dos limites de renda estabelecidos pelo Prouni, é o momento de fazer a inscrição.

A inscrição no Prouni é feita em uma simples etapa online. Tudo o que você precisa fazer é acessar o site oficial no período aberto de inscrições. As inscrições são abertas duas vezes por ano, geralmente no início de cada semestre letivo. 

O cadastro é feito com  CPF e senha cadastrados no portal GOV.BR. Se você não tem uma conta no gov.br, você pode criar uma na seção “Login Único” do Governo Federal. 

Depois de concluir o processo de registro, você pode inserir seus próprios dados e informações sobre sua família. 

Por fim, você pode selecionar até duas opções para a instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de competição entre as opções disponíveis. Veja o vídeo sobre o processo de inscrição:

Mas como saber se tenho chance de garantir uma vaga? Vamos conhecer o conceito de Notas de corte….

Notas de corte Prouni

prouni maiores e menores notas
Curso de Medicina historicamente tem as maiores notas de corte

 

A pontuação de corte é igual à nota do último candidato que passaria nesse curso. Esta pontuação é calculada automaticamente pelo sistema durante todo o período de inscrições, tendo em conta o número de vagas e a nota dos candidatos que se candidataram.

Conhecer a nota de corte é fundamental para se ter uma ideia da nota mínima necessária para conseguir uma bolsa naquela modalidade, naquele curso. 

É muito provável que a nota de corte mude entre o primeiro e o último dia de registro, por isso é importante manter-se atualizado com as notas lançadas no início de cada dia.

Dessa forma, se houver uma mudança e a pontuação de corte se tornar maior do que sua nota, haverá opção de mudança de curso e, quem sabe, garantir sua bolsa de estudos.

Para conferir suas chances de classificação no Prouni 2023 confira como foram as notas de corte das últimas edições do programa. Acesse o infográfico abaixo e confira como foram as notas de corte de todos os cursos. É possível fazer a consulta por curso, ano e bolsa. Também podem conferir as notas por cidade e estado.

Resultado do Prouni

Depois de conferir as notas de corte e realizar a inscrição é preciso conferir o resultado do Prouni. 

Os resultados do Prouni estarão disponíveis na página oficial do programa e será disponibilizada pelo Portal FiiBrasil e nas instituições de ensino participantes.

No entanto, vale ressaltar que a responsabilidade pelo acompanhamento dos resultados é do participante. 

Vale lembrar que a pré-seleção no Prouni não garante a vaga no ensino superior. É preciso participar de outras fases de matrícula e verificar se, de fato, haverá formação de turma na instituição escolhida. Confira informações sobre a documentação necessária para confirmar a vaga.

É necessário consultar o edital do Prouni e obter informações sobre os normativos na faculdade em que foi selecionado para confirmar a documentação necessária para matrícula. Entretanto, é possível adiantar que os seguintes documentos são obrigatórios:

  • Documento de identidade com foto (Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação);
  • Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Comprovante de renda (contra-cheque ou declaração de imposto de renda)
  • Histórico escolar, em especial do ensino médio.
  • Boletim do Enem 2021 ou 2022

Cronograma do Prouni 2023

Prouni calendario
Inscrições do prouni 2023 abrem dia 28 de fevereiro

Agora que você sabe todos os caminhos e informações do Prouni. é hora de conferir as principais datas da edição 2023-1 do Prouni.

  • Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março de 2023 
  • Resultado da 1ª chamada: 7 de março de 2023 
  • Prazo para comprovação das informações da primeira chamada: 7 a 16 de março de 2023 
  • Resultado da segunda chamada: 21 de março de 2023 
  • Prazo para comprovação das informações da segunda chamada: 21 a 30 de março de 2023 
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 5 a 6 de abril de 2023 
  • Divulgação do resultado da lista de espera: 10 de abril de 2023 
  • Prazo para comprovação das informações da lista de espera: 10 a 19 de abril de 2023 

E aí, vai participar do Prouni 2023-1? Qual sua opção de curso e nota no Enem?  Deixe sua mensagem, compartilhe sua experiência.

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Notas de Corte Medicina no Prouni 2024; veja infográfico dinãmico

Vai concorrer às vagas para Medicina no Prouni 2024? Sabe qual a nota de corte para ingressar no curso de Medicina com bolsa integral ou...

Inscrições Abertas para o Prouni 2024; mais de 400 mil vagas para ingresso no ensino superior

Neste início de 2024, uma excelente oportunidade se apresenta para estudantes brasileiros que almejam uma formação superior: as inscrições para o Programa Universidade para Todos...

Matemática no Sisu 2024; veja maiores e menores notas de corte do curso

Notas de corte para Matemática no Sisu 2024; ranking completo com todos os pontos de corte

Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia no Sisu 2024; veja maiores e menores notas de corte do curso

Notas de corte para Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia no Sisu 2024; ranking completo com todos os pontos de corte

Veja também