HomeNoticiaVale a pena fazer antecipação do Imposto de Renda?...
sábado, abril 20, 2024

Vale a pena fazer antecipação do Imposto de Renda? Veja como funciona o empréstimo

Empréstimo oferecido pelos bancos pode ser vantajoso para quitar dívidas mais caras, mas é preciso atenção aos riscos.

O que é a antecipação da restituição do imposto de renda?

A antecipação da restituição do imposto de renda é um empréstimo oferecido pelos bancos para adiantar o dinheiro que a Receita Federal devolverá ao contribuinte. Ou seja, o cliente antecipa o valor da restituição e o banco se responsabiliza por receber o dinheiro da Receita quando a restituição for liberada.

O calendário de pagamento das restituições do imposto de renda é definido pela Receita Federal e acontece em cinco lotes, que vão de maio a setembro. O pagamento é feito por ordem de chegada da declaração, ou seja, quem entregou primeiro, recebe primeiro.

Por isso, é importante lembrar que a antecipação da restituição não “fura fila”.

Quais são as vantagens e riscos da antecipação da restituição?

registrato dinheiro bacen
Para quem tem divídas com juros altos a Antecipação do imposto de Renda é uma boa alternativa para “trocar” a dívida

A antecipação da restituição pode ser vantajosa para quem precisa quitar dívidas mais caras, como cartão de crédito ou cheque especial, que possuem juros mais altos do que os cobrados pelos bancos na antecipação. No entanto, é importante lembrar que a antecipação possui juros e pode haver cobrança de multa em caso de atraso no pagamento.

Além disso, existem riscos envolvidos, como a restituição atrasada, que pode gerar a necessidade de renegociar a dívida com o banco, e a possibilidade de cair na malha fina da Receita Federal, o que pode comprometer o equilíbrio financeiro do cliente. Por isso, é importante ter atenção na hora de declarar o imposto de renda e evitar inconsistências que possam levar a uma análise mais detalhada pela Receita.

Qual é a taxa de juros cobrada pelas principais instituições financeiras?

Como solicitar a antecipação da restituição?Para solicitar a antecipação da restituição, é preciso fornecer os dados da conta bancária na declaração do imposto de renda. O banco analisará o perfil de crédito do cliente e, caso seja aprovado, realizará a transferência do valor antecipado para a conta indicada.

É importante lembrar que, ao contratar a antecipação da restituição, o cliente está assumindo uma dívida que deverá ser paga posteriormente. Veja a taxa cobrada pelos principais bancos:

Vale a pena contratar a antecipação da restituição?
A decisão de contratar a antecipação da restituição deve ser avaliada com cuidado, levando em consideração as taxas de juros cobradas e os riscos envolvidos. Para quem precisa quitar dívidas mais caras e possui certeza de que a restituição será liberada no prazo previsto, a antecipação pode ser uma opção interessante.
No entanto, é importante ter em mente que a antecipação não é recomendada para quem está com problemas financeiros e corre o risco de não conseguir pagar a dívida assumida.
 
Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

CNPJ que você precisa: veja lista e faça a Declaração de Imposto de Renda sem erros

Para todos os investidores brasileiros, a temporada de Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) é um período de grande atenção e precisão. Um dos detalhes...

Declaração de imposto de renda: dicas para diminuir a mordida do Leão

Já está com a documentação preparada para fazer a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2023? É preciso ter atenção para...

Veja também