HomeNoticiaLista de espera Sisu 2024 em andamento; veja situação...
terça-feira, abril 16, 2024

Lista de espera Sisu 2024 em andamento; veja situação das chamadas em cada instituição

Você está contando os dias, talvez até as horas, aguardando ansiosamente pela divulgação da Lista de Espera do Sisu 2024? Sente-se navegando em um mar de incertezas, perguntando-se quando e como as informações serão reveladas? “Será que meu nome estará lá?”, “Como as instituições vão organizar as chamadas este ano?”, “O que devo fazer se meu nome aparecer na lista?” – são perguntas que podem estar circulando em sua mente.

Neste artigo, vamos mergulhar nos detalhes dessa mudança e disponibilizar links para consulta. Vamos esclarecer como e onde você pode encontrar as informações que tanto espera, o que fazer se encontrar seu nome na lista e como se preparar para as próximas etapas.

Cadê a Lista de Espera?

A divulgação da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2024 tem enfrentado desafios significativos, diferenciando-se das edições anteriores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) optou por não publicar a lista geral de espera no portal oficial do Sisu, como era prática comum em anos anteriores. Essa mudança tem gerado um cenário de incertezas para os candidatos.

De acordo com o INEP, a responsabilidade de disponibilizar a lista de espera e o cronograma de chamadas recai agora sobre as próprias instituições de ensino superior.

Entretanto, este processo não tem sido uniforme, pois algumas universidades e institutos relataram problemas no recebimento do arquivo com a lista de espera, incluindo erros significativos e listagens de candidatos em múltiplas modalidades de ingresso. Outras instituições, por sua vez, afirmam não ter recebido a lista ainda.

Acompanhe atualizações da Lista de Espera

Em resposta a essa situação, o Portal FiiBrasil lançou um infográfico para ajudar os candidatos a acompanhar as chamadas da lista de espera do Sisu 2024, oferecendo links diretos para as informações de todas as instituições participantes.

Utilize o campo “Pesquisa na Tabela” pra localizar a instituição em que concorre a vaga para ingresso nos cursos de graduação.

Fiquem atentos às atualizações de cada instituição, conferindo o cronograma de chamadas e preparando a documentação necessária para a eventual matrícula.

Universidades se posicionam

Esses contratempos estão causando atrasos na divulgação das listas de espera. Algumas universidades, como algumas que planejam divulgar a lista nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, estão aguardando o recebimento dos arquivos corretos do Ministério da Educação (MEC) para proceder com a publicação.

A Universidade Federal do Sergipe (UFS) e Universidade do Acre (UFAC) publicaram comunicado sobre o adiamento da divulgação da Lista de Espera.

Comunicado UFC e UFAC Lista de Espera
Confira comunicados sobre a Lista de Espera da UFC e UFAC
UFS e UFMT alteraram cronograma de chamada da Lista de Espera Sisu 2024
UFS e UFMT alteraram cronograma de chamada da Lista de Espera Sisu 2024

Já as universidades do Ceará (UFC) e do Mato Grosso (UFMT) informaram que há mudanças no cronograma de convocações dos candidatos da Lista de espera do Sisu 2024.

Expectativa de aprovação

É importante salientar que estar na lista de espera não garante o direito à vaga ou a convocação para matrícula. Universidades como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) solicitam que os candidatos confirmem seu interesse na lista de espera antes mesmo das convocações.

O Sisu de 2024, com apenas uma edição este ano, tem um calendário estendido, com algumas universidades, prevendo chamadas da lista de esperaao longo do ano letivo.

Com 127 instituições de ensino superior participando e mais de 1.2 milhão de inscrições, o Sisu 2024 oferece 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, abrangendo os dois semestres do ano.

Os candidatos que desejam participar da lista de espera tiveram de 31 de janeiro a 7 de fevereiro para manifestar interesse.

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

2 COMENTÁRIOS

  1. bom dia
    Criamos expectativas e não tem no site da ufrj nenhuma atualização da lista de espera, nem uma informaçãode quando saíra a mesma, muito pouco informado ao pretendente para uma vaga universitária, ja são tantas dificuldades, nos deixando ansiosos com provas e agora essa lista que dificuldade, dizia sair dia 16 e até agora nada.

  2. UFRJ – Descaso total e desrespeito com relação aos seus candidatos. Quase todas as universidades, já liberaram ou pelo menos deram alguma satisfação com relação a lista de espera, menos a UFRJ. Fica aqui minha indignação com relação a essa universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Lista de Espera CEFET/RJ no Sisu 2024; acompanhe atualizações

Lista de Espera CEFET/RJ Sisu 2024: acompanhe convocações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Lista de Espera UFFS no Sisu 2024; acompanhe atualizações

Lista de Espera UFFS Sisu 2024: acompanhe convocações da Universidade Federal da Fronteira Sul

Lista de Espera UEFS no Sisu 2024; acompanhe atualizações

Lista de Espera UEFS Sisu 2024: acompanhe convocações da Universidade Estadual de Feira de Santana

Lista de Espera UENP no Sisu 2024; acompanhe atualizações

Lista de Espera UENP Sisu 2024: acompanhe convocações da Universidade Estadual do Norte do Paraná

Veja também