HomeNoticiaRegistrato: conheça o serviço do Bacen que facilita o...
sexta-feira, março 29, 2024

Registrato: conheça o serviço do Bacen que facilita o acesso às informações financeiras

Entenda como o serviço gratuito oferecido pelo Banco Central pode ajudar a controlar suas finanças

O que é o Registrato?

O Registrato é um serviço gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil (Bacen) que permite aos usuários acessarem informações detalhadas sobre suas operações financeiras. Com essa ferramenta, é possível verificar dados sobre empréstimos, financiamentos, dívidas e garantias registradas no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Na liberação do “dinheiro esquecido” (valores a receber) este serviço ganha espaço. Vamos conhecer…

Como funciona o Registrato?

Para acessar o Registrato, é necessário criar uma conta no site oficial do serviço. Após o cadastro, o usuário poderá consultar suas informações financeiras a qualquer momento, de forma simples e rápida.

Principais informações disponíveis

  • Créditos e financiamentos: Informações detalhadas sobre contratos de empréstimos e financiamentos, incluindo saldo devedor, taxas de juros e prazos.
  • Dívidas com garantias: Dados sobre dívidas que possuem algum tipo de garantia, como imóveis ou veículos, facilitando o acompanhamento do pagamento.
  • Operações de câmbio: Informações sobre transações de câmbio realizadas em instituições financeiras, como compra e venda de moeda estrangeira.

Por que utilizar o Registrato?

lista e serviços do Registrato
Veja lista de serviços disponíveis no registrato (Foto: Arte FiiBrasil)

O Registrato oferece uma série de vantagens para os usuários, como:

  • Créditos e financiamentos
  • Dívidas com garantias
  • Operações de câmbio
  • Contas de depósito
  • Operações de crédito rural
  • Limites de crédito
  • Chaves Pix

Controle financeiro

Ao disponibilizar informações detalhadas sobre suas operações financeiras, o serviço ajuda na organização e controle das finanças pessoais.

Prevenção de fraudes

O acompanhamento das informações financeiras disponíveis permite identificar possíveis movimentações suspeitas ou não autorizadas, auxiliando na prevenção de fraudes.

Facilita a negociação de dívidas

Com o acesso às informações sobre suas dívidas, o usuário pode planejar melhor a negociação com credores e obter melhores condições de pagamento.

Tutorial: Como acessar o Registrato via portal Gov.br

Veja o passo a passo para utilizar o serviço do Bacen através do portal do Governo Federal.

O Registrato pode ser acessado não apenas pelo site oficial do Banco Central, mas também através do portal Gov.br. Confira abaixo o tutorial para acessar o serviço utilizando esta plataforma:

Passo 1: Acesse o portal Gov.br

Primeiramente, acesse o portal do Governo Federal, disponível em: https://www.gov.br/

Passo 2: Faça login ou crie sua conta

No canto superior direito da tela, clique em “Entrar” e insira suas credenciais de acesso. Caso ainda não possua uma conta, clique em “Crie sua conta Gov.br” e siga os passos indicados para o cadastro.

Passo 3: Busque pelo serviço

Após realizar o login, utilize a barra de pesquisa na parte superior do site e digite “Registrato”. Selecione o serviço “Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central” na lista de resultados.

Passo 4: Acesse o Registrato

Ao selecionar o serviço, você será redirecionado para a página do Registrato no portal Gov.br. Clique no botão “Acessar” e siga as instruções para concluir o processo.

Pronto! Você já pode utilizar o Registrato

Agora que você já sabe como acessar o sistema via portal Gov.br, aproveite todas as funcionalidades do serviço para monitorar suas operações financeiras e garantir um melhor controle das suas finanças.

O Registrato é uma importante ferramenta oferecida pelo Banco Central do Brasil para facilitar o acesso às informações financeiras dos cidadãos. Com ele, é possível acompanhar de perto todas as operações realizadas no Sistema Financeiro Nacional, como empréstimos, financiamentos, dívidas e garantias. Além disso, o serviço auxilia no controle financeiro, prevenção de fraudes e na negociação de dívidas.

Não deixe de criar sua conta no site oficial do Registrato e aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta. Para mais informações sobre o Registrato, acesse o site oficial do Banco Central e tire suas dúvidas.

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Concurso Bacen com 100 vagas; confira edital publicado pela Cebraspe

Confira informações sobre vagas, cargos, salários e período de inscrição do concurso público do

Você tem dinheiro esquecido em 2024? Confira como consultar e sacar valores no SVR

Você sabia que pode ter dinheiro esquecido aguardando por você? O Banco Central do Brasil lançou uma ferramenta útil - o Sistema de Valores a...

Conheça o DREX! A versão digital do Real Brasileiro

O Banco Central está em pleno desenvolvimento de sua moeda digital, nomeada "Drex". Uma representação 100% digital do Real, o Drex promete revolucionar a maneira...

Dinheiro Esquecido Bacen 2023: veja como consultar valores a receber

O Banco Central (Bacen) liberou a consulta ao chamado "dinheiro esquecido" em 2023. Agora os cidadãos com saldo em instituições financeiras pode consultar e, posterioprmente,...

Veja também