HomeNoticiaNota de corte para Medicina no Vestibular da UFU
sábado, abril 27, 2024

Nota de corte para Medicina no Vestibular da UFU

Está na corrida para conquistar uma vaga em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e se pergunta qual será a ‘Nota de corte do Vestibular de Medicina UFU‘ este ano? Com a competição acirrada e o sonho da bata branca no horizonte, entender a nota de corte não é apenas uma curiosidade – é uma necessidade.

Mas, o que ela revela sobre suas chances? Como você pode usar esse conhecimento ao seu favor? Embarque conosco nesta análise detalhada e prepare-se para desbravar o caminho rumo ao sucesso no Vestibular de Medicina da UFU.

Concorrência Histórica no Curso de Medicina

Ao longo dos anos, a UFU tem registrado um número crescente de candidatos ao curso de Medicina, evidenciando a sua popularidade e o desejo de muitos em fazer parte deste prestigiado campo de estudo. Os números falam por si:

Esses dados refletem não apenas a alta demanda pelo curso mas também a evolução da competitividade ao longo dos anos. A nota de corte, que é o mínimo necessário para ser aprovado para a próxima fase do vestibular, varia anualmente, indicando a intensidade da concorrência.

Veja também: Notas de corte para Medicina UFU no Sisu

1. Evolução do Número Total de Inscritos

 

Medicina notas de corte

 

O número de candidatos inscritos para o curso de Medicina na UFU mostra uma tendência geral de crescimento até 2018, com o pico de inscrições ocorrendo neste ano (14.086 candidatos). Após 2018, observa-se uma ligeira diminuição nos números, sugerindo uma estabilização ou um ajuste nas expectativas dos candidatos em relação à concorrência do curso.

2. Proporção de Candidatos por Vaga na Ampla Concorrência

A proporção de candidatos inscritos na modalidade de ampla concorrência também mostra um padrão de crescimento até 2018, seguido por uma estabilização. Esta tendência sugere que, apesar do aumento geral no número de inscritos ao longo dos anos, a competição na modalidade de ampla concorrência se manteve proporcionalmente alta, refletindo a alta demanda pelo curso entre os candidatos sem cotas.

3. Mudanças na Nota de Corte

A nota de corte teve oscilações significativas ao longo dos anos analisados. O ano de 2018 apresentou a nota de corte mais alta (92), enquanto 2017 registrou a mais baixa (63). Este intervalo destaca não apenas a variabilidade da concorrência ano a ano, mas também pode indicar mudanças nos critérios de avaliação ou no perfil dos candidatos.

Notavelmente, a nota de corte apresenta uma tendência de aumento a partir de 2015, atingindo o pico em 2018, seguido por uma diminuição que se estabiliza em torno de 73 nos últimos anos avaliados.

Vale a pena fazer Medicina da UFU?

Confira depoimento da estudante do curso de Medicina da UFU, Ana Clara Mendes.

Vestibular UFU 2024

O Vestibular 2024 da UFU está com inscrições abertas, inclusive para os que desejam ingressar no curso de Medicina, um dos mais concorridos e prestigiados do país.

No total, o Vestibular UFU 2024 oferece 1.665 vagas distribuídas em 49 cursos nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas, e Monte Carmelo, a UFU.

Inscrições e Provas

As inscrições para o Vestibular UFU 2024 ocorrem de 18 de março a 10 de abril, com uma taxa de R$ 117. Os candidatos podem encontrar todas as informações necessárias e realizar suas inscrições através do Portal Seleção.

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho, seguidas pela segunda fase no dia 14 de julho para aqueles que avançarem.

Com a abertura das inscrições para o Vestibular 2024, é hora de intensificar a preparação e focar no objetivo de alcançar ou superar as notas de corte. Para mais informações sobre o processo de inscrição e detalhes sobre o vestibular, acesse o edital do Vestibular UFU 2024.

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Gabarito Concurso Público Prefeitura de Vale Verde! Acompanhe atualizações d Legalle

Gabarito Prefeitura de Vale Verde Concurso Público 2024: acompanhe publicação das respostas das provas objetivas

Gabarito Concurso Público Prefeitura de Palestina! Acompanhe atualizações do ICAP

Gabarito Prefeitura de Palestina Concurso Público 2024: acompanhe publicação das respostas das provas objetivas

Gabarito concurso público Prefeitura de Belterra! Acompanhe atualizações d Consulpam

Gabarito Prefeitura de Belterra concurso público 2024: acompanhe publicação das respostas das provas objetivas

Gabarito Concurso Público Prefeitura de Martinópolis! Acompanhe atualizações do Recrutamento Brasil

Gabarito Prefeitura de Martinópolis Concurso Público 2024: acompanhe publicação das respostas das provas objetivas

Veja também