HomeNoticiaItamar Vieira Junior e a Jornada Triunfante de "Torto...
segunda-feira, maio 13, 2024

Itamar Vieira Junior e a Jornada Triunfante de “Torto Arado”

Uma saga literária premiada que explora a vida, a morte e a redenção no sertão brasileiro

Compre Torto Arado na Amazon

“Torto Arado”, a maior obra do autor brasileiro Itamar Vieira Junior, é um romance que cativou o público e a crítica com sua prosa melodiosa e trama magistralmente conduzida.

A história acontece nas travadas do sertão baiano, onde as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa fachada na mala guardada sob a cama da avó.

A partir deste ponto, suas vidas se entrelaçam de forma indissolúvel, a ponto de uma precisar ser a voz da outra. O livro traça uma história de vida e morte, de combate e redenção, que ressoa universalmente.

Como Protagonistas

As personagens principais do livro são duas irmãs de personalidades e sonhos distintos, unidas por um acontecimento gerado pela curiosidade infantil e separada por um mal-entendido.

Crescem para se tornar mulheres fortes, que conduzem suas vidas por caminhos diferentes, mas ambas donas de seu destino.

Premiações

Este romance conquistou diversos prêmios, atestando sua excelência literária:

  • 2018 – Prémio Leya na categoria Romance (Portugal)
  • 2020 – Prêmio Jabuti na categoria Romance (Brasil)

Sobre o Autor

Nascido em Salvador, em 1979, Itamar Vieira Junior é um escritor brasileiro cuja contribuição para a literatura é marcada por sua narrativa sólida e equilibrada.

Ele estudou geografia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), concluiu seu mestrado e é doutor em estudos étnicos e africanos. Antes de “Torto Arado”, Itamar publicou dois livros de contos: “Dias” (2012) e “A Oração do Carrasco” (2017).

Como servidor público do INCRA, órgão estatal responsável pela condução da reforma agrária no Brasil, Itamar recebeu ameaças de morte e outras violências por sua atuação para uma divisão mais equânime da terra e sua proximidade com povos quilombolas.

Aclamação Crítica

A aclamação de “Torto Arado” não se limita apenas às premiações.

Ana Paula Tavares, membro do júri que concedeu o Prêmio Leya a Itamar, afirmou a “capacidade do autor de manter o nível da narrativa” do livro vencedor, exaltando sua “elegância poética que se mantém do princípio ao fim” e como ele conseguiu destacar a força das personagens femininas, bem como a violência exercida sobre elas.

 

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Veja também