HomeNoticiaIPVA 2022 nos estados: veja calendário de pagamento e...
sexta-feira, abril 19, 2024

IPVA 2022 nos estados: veja calendário de pagamento e descontos de todas as regiões

IPVA, IPTU… Começo do ano é sinónimo de pagamento de impostos, o que mexe com a economia do país, com o orçamento familiar.  

A maioria dos estados brasileiros já definiram o calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2022 . Se você não tem direito à gratuidade ( veja quem pode pedir isento do IPVA ) fique atento ao cronograma de cronograma e, se possível, garanta desconto para pagamento em cota única.

O imposto é pago periodicamente e os critérios de cobrança são definidos pelo governo estadual.

Assim, há grandes discrepâncias, seja nas alíquotas cobradas, parcelamentos e descontos referentes ao IPVA 2022.

Neste cenário, o FiiBrasil apresenta um cenário geral, com o calendário de vencimentos e respectivos descontos concedidos no pagamento do IPVA.

Das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal já definiram o cronograma de pagamentos do imposto sobre veículos. Para acessar o calendário de pagamento de um estado específico, clique no link “ IPVA 2022 UF ” disponível ao longo do artigo.

Apenas Rondônia e Roraima ainda não divulgaram o cronograma do IPVA 2022. Veja os detalhes de cada estado:

São Paulo

Em São Paulo, os proprietários de veículos podem parcelar o IPVA 2022 em cinco parcelas. O pagamento dentro do prazo garante o desconto de 5%.

Já quem prefere pagar o IPVA 2022 SP em cota única tem desconto de 9%. 

Para quem pagar cota única o vencimento começa a partir do dia 10 de janeiro. Já o período de pagamento do parcelamento começa em fevereiro e termina em junho.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o IPVA 2022 pode ser pago em cota única, com 5% de desconto, ou em três parcelas. O período de pagamento começa em 21 de janeiro para os veículos com final de placa 0.

A emissão do boleto do IPVA 2022 RJ pode ser feita no site do Banco Bradesco .

Minas Gerais

O calendário oficial para pagamento do IPVA 2022 MG foi divulgado pelo governo estadual. 

A data de início do vencimento do IPVA será somente em março , com calendário respeitando o número final da placa.

Outra informação importante é que o valor para calculado do IPVA vai considerar os valores dos veículos de 2020. Esse congelador deve representar cerca de 20% de desconto em relação à tabela de 2021.

Para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única o desconto será de 3%. O valor pode ser acrescido de mais 3% para quem pagou os impostos nos dois últimos anos sem atraso (trata-se do Programa Bom Pagador ).

Espírito santo

No Espírito Santo os proprietários de veículos podem parcelar em até quatro vezes o pagamento do IPVA 2022.

Para quem optar pelo pagamento em cota única, o desconto é de 5%. É importante observar o número final da placa para agendar o pagamento.

Proprietários de caminhões, ônibus e micro-ônibus têm calendário diferenciado e podem pagar o IPVA 2022 ES em duas parcelas.

Distrito Federal

No Distrito Federal o desconto para pagamento em cota única do IPVA é de 10%. Para quem prefere mais tempo para quitar o IPVA 2022 DF há opção de parcelamento em 6 vezes.

O início do pagamento do IPVA 2022 DF é em fevereiro, mais precisamente no dia 21.

Goiás

IPVA 2022 GO pode ser pago em três parcelas com vencimento agendado conforme o número final da placa do veículo.

O desconto em Goiás é oferecido somente aos contribuintes que participam do Programa Nota Fiscal Goiana e variam de 5% a 10% conforme o valor das compras registradas por CPF.

Em Goiás, carros com mais de 15 anos não são tributados com IPVA. A alça é puxada para pessoas com deficiência.

Mato Grosso do Sul

Os contribuintes de Mato Grosso do Sul podem obter 15% de desconto no pagamento do IPVA 2022. Quem quiser aproveitar deve pagar o imposto em cota única até o dia 15 de janeiro.

Para quem optar pelo parcelamento do IPVA 2022 MS a opção é dividir em cinco parcelas. O vencimento das parcelas independe do final da placa do veículo, confira os dados:

  • 1ª parcela: 31 de janeiro de 2022
  • 2ª: 28 de fevereiro de 2022
  • 3ª: 31 de março de 2022
  • 4ª: 29 de abril de 2022
  • 5ª: 31 de maio de 2022

Os boletos estão disponíveis para acesso no site de autoatendimento do IPVA do governo de MS .

Mato Grosso

No Mato Grosso o calendário de pagamento do IPVA começa somente em março. O pagamento em cota única pode garantir um desconto de 5% ou 3% conforme a data de pagamento.

Há ainda opção pelo parcelamento em seis cotas do IPVA 2022 MT . A data de início, da 1ª parcela, varia conforme o final da placa.

As parcelas subsequentes podem ser pagas até o final de 2022.

rio grande do sul

Já no Rio Grande do Sul os descontos variam de 3% a 10% conforme a data de pagamento antecipado.

O vencimento original da cota única é de 25 a 29 de abril, no entanto, quem pagar antes tem desconto:

  • Pagamento até 31 de janeiro de 2022: 10% de desconto
  • Até 25 deeiro: 6%
  • Até 31 de março: 3%

Para o contribuinte que preferir parcelar o IPVA 2022 RS, há a opção de dividir em seis cotas o pagamento. 

O prazo para quitação das parcelas é sempre no último dia útil do mês, com início em janeiro. A data independente do número final da placa. Veja o cronograma do IPVA 2022 RS:

  • 31 de janeiro
  • 25 de fevereiro
  • 31 de março
  • 29 de abril
  • 31 de maio
  • 30 de junho

A emissão do boleto do IPVA pode ser feita no site do governo estadual ou no aplicativo IPVA RS .

Santa Catarina

Os catarinenses podem parcelar o IPVA 2022 em três cotas. Quem preferir pagar o imposto em parcela única pode fazê-lo, no entanto, não haverá desconto.

O calendário de pagamento obedece ao número final das placas. Os veículos com final de placa 1, por exemplo, devem ser controlados o pagamento da cota única do IPVA 2022 SC até 31 de janeiro ou a 1ª parcela até 10 de janeiro. 

Paraná

No Paraná o IPVA 2022 pode ser dividido em cinco parcelas. Os vencimentos são nos meses de janeiro a maio.

Quem optar pelo pagamento em cota única tem de 17 a 21 de janeiro. A data de vencimento depende do número final da placa do veículo.

O desconto para pagamento em cota única do IPVA 2022 PR é de 3%.

Bahia

Na Bahia o desconto pode chegar a 20%. Para pagar o menor valor o vencimento é dia 20 de fevereiro (independente do final da placa).

Quem optar por realizar o pagamento parcelado, o prazo é de 21 de fevereiro a 29 de junho, conforme o final da placa. O desconto do IPVA 2022 BA é de 10% para estas situações.

O pagamento em cota única, sem desconto, pode ser feito de julho a agosto conforme cronograma. O parcelamento pode ser feito em 5 cotas. Veja como dados:

O boleto de pagamento pode ser emitido no portal da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA).

Maranhão

No Maranhão há uma boa oportunidade para obter um desconto considerável no IPVA 2022. O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única até o dia 25 de fevereiro terá abatimento de 20% sobre o valor do imposto

Para quem optar pelo parcelamento o valor do IPVA 2022 MA pode ser feito em três vezes.

A data de vencimento depende do número final da placa do veículo e acontece nos meses de março, abril e maio de 2022.

Alagoas

Em Alagoas o desconto para pagamento antecipado e em cota única do IPVA 2022 é de 5%. Quem quiser garantir o abatimento deve controlar o pagamento integral do imposto até 31 de janeiro (independente do número da placa do veículo).

Para quem não optar pelo pagamento integral é possível parcelar em 6 cotas o IPVA 2022 AL . O vencimento de cada parcela depende do número final da placa do veículo e inicia em 25 de fevereiro de 2022.

Vale lembrar que o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100.

Ceará

Nenhum contribuinte cearense poderá parcelar o IPVA 2022 em cinco parcelas e obter desconto de 5%.

Para quem quitar antecipadamente o IPVA 2022 CE o desconto é maior, de 10%. O prazo para garantir o bloqueio em 31 de janeiro.

Quem aderir ao programa “Sua Nota Tem Valor” novembro de 2021 até pode garantir mais 5% de desconto adicional.

O calendário de pagamento do IPVA no Ceará prevê vencimento das parcelas nos meses de fevereiro a junho de 2022. A agenda de vencimentos independente da placa do veículo.

Paraíba

10% sobre o valor do IPVA 2022 é o desconto concedido aos contribuintes da Paraíba.

Para garantir o desconto é necessário realizar o pagamento do imposto integral na data do vencimento da primeira parcela. 

Por falar nisso, quem optar por dividir o pagamento do IPVA 2022 PB pode fazê-lo em até três parcelas. A data de vencimento de cada cota depende do número final da placa do veículo.

Pernambuco

Em Pernambuco quem optar pelo pagamento da cota única do IPVA 2022 terá 7% de desconto. 

Para garantir o abatimento é necessário comunicar o pagamento integral da febre emeiro (conforme calendário padrão pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco).

Quem preferir parcelar o IPVA 2022 PE poderá dividir o pagamento em três vezes. O calendário de pagamento é organizado conforme o último dígito da placa do veículo. As parcelas terão vencimento nos meses de fevereiro, março e abril. 

Piauí

No Piauí há três faixas de débito para pagamento em cota única do IPVA 2022.

Os contribuintes que desejam garantir o desconto máximo, de 15%, têm até 31 de janeiro para fazer o pagamento integral do IPVA 2022 PI .

O desconto de 10% é oferecido para pagamento da cota única de 1º a 28 de fevereiro. Já o abatimento de 5% vale para os pagantes do IPVA integral no mês de março.

Há ainda a opção de parcelamento em três vezes. O vencimento de cada parcela é no último dia útil dos meses de março, abril e maio. O número da placa não influencia na data de pagamento do IPVA do Piauí.

Rio grande do norte

Já no Rio Grande do Norte o parcelamento em até sete vezes. O valor mínimo da parcela deve ser de R$ 100. 

A primeira parcela para os veículos com final de placa 1 e 2 vence no dia 11 de março. As datas das outras parcelas dependem do último número da placa do veículo.

Quem optar pelo pagamento da cota única do IPVA 2022 RN terá desconto de 5%. O vencimento do valor integral e o mesmo da primeira parcela.

Sergipe

Sergipe adotou modelo diferente de calendário para pagamento do IPVA 2022 em relação a outros estados.

Não há parcelamento e desconto de 10% é concedido aos contribuintes que quitarem o IPVA 2022 SE até 31 de março (para todas as placas).

O abatimento do valor só vale para quem não possui débitos de anos anteriores. 

Quem optar por pagar a partir de abril não terá desconto. A data de vencimento da cota única varia conforme o último número da placa do veículo.

O calendário começa com os finais de placas 1 e 2 cujo vencimento do IPVA 2022 SE é 29 de abril.

Acre

Os proprietários de veículos com registro no Acre terão 10% de desconto para pagamento em cota e possibilidade de parcelamento em três vezes.

O calendário de pagamentos está vinculado ao número da placa do veículo. Os veículos com final de placa 1 e 2, por exemplo, têm desconto de 10% do IPVA 2022 AC para pagamentos até 31 de janeiro.

Já os proprietários dos veículos com placa final terão prazo maior: até 31 de agosto de 2022.

Tocantins

No Tocantins os contribuintes podem quitar o IPVA 2022 em até 10 parcelas. Quem optar pelo pagamento em cota única pode ter desconto de 10%.

Para garantir o desconto no IPVA 2022 TO é necessário fazer o pagamento até o dia 15 de janeiro. 

Também é possível fazer o pagamento em cota única, sem débito, o dia 15 de outubro até.

Ao contrário da maioria dos estados, o Tocantins não adota o número final da placa do veículo para organizar o calendário de pagamento do IPVA 2022.

Independente da placa, a primeira parcela vence em 17 de janeiro e a última (10ª) em 17 de outubro de 2022.

Pára

No estado do Pará o IPVA 2022 pode ser parcelado em três vezes. Para os contribuintes que optarem pelo pagamento da cota única o desconto varia de 5% a 15%.

Os veículos sem multas nos últimos dois exercícios garantem ao proprietário um desconto de 15%. Se não houve multa no último ano, o desconto é de 10%. Para as demais situações o abatimento no valor do IPVA 2022 PA será de 5%.

Para a cota única o vencimento varia de 04 de março a 25 de novembro, conforme os dois números finais das placas dos veículos.

Já para as situações de parcelamento, o calendário do IPVA 2022 PA começa em 07 de janeiro.

Amapá

O Amapá é um dos estados que oferece o maior desconto para pagamento em cota única do IPVA 2022. São 20% de desconto para quem quitar o imposto até 15 de março.

O parcelamento do IPVA 2022 AP pode ser feito em seis parcelas.

O calendário independente do número da placa do veículo. As parcelas vencem mensalmente, sendo a primeira em 15 de março e a última em 15 de agosto.

Amazonas

No Amazonas o desconto e regressivo. Para quem efetuar o pagamento integral do IPVA 2022 na data prevista para a primeira parcela obtém 10% de desconto.

Os pagantes da cota única do IPVA 2022 AM na data da segunda parcela recebem 5% de desconto. 

Já quem pagar integralmente o IPVA na data da 3ª parcela ou em três vezes, não terá desconto.

Rondônia

O calendário de pagamento do IPVA 2022 RO ainda não foi divulgado pelo governo estadual.

Roraima

O governo estadual de Roraima ainda não publicou as informações referentes ao IPVA 2022 RR .

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Oportunidade de concurso em Lagoa Grande – PE: 147 vagas e R$ 10,5 mil de salário

A Prefeitura de Lagoa Grande, em Pernambuco, abriu um concurso público com 147 vagas para diversos níveis de escolaridade, do fundamental ao superior. As inscrições estão abertas...

Concurso em São Joaquim de Bicas – MG: 368 vagas e salários de até R$ 4.862,60

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais, abriu um novo concurso público com 368 vagas para diversos cargos de níveis fundamental, médio...

Concurso Prefeitura de Alegrete – RS: 194 vagas com salários de até R$ 4.731,44

A Prefeitura de Alegrete (RS) abriu concurso público para o preenchimento de 194 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior. As inscrições estão abertas até 16 de...

Prefeitura de Teresina abre concurso público com mais de 600 vagas!

A Prefeitura de Teresina, no estado do Piauí,  abriu um concurso público com 614 vagas para diversos níveis de escolaridade, incluindo médio, técnico e superior. As oportunidades são para atuar...

Veja também