Ibovespa fecha julho em alta; Petrobras e Vale são destaques do dia

Como o Ibovespa conseguiu um aumento de 1,46%, fechando em 121.942,98 pontos? O que impactou na alta das ações da Petrobras, Vale e Carrefour? Quais são as expectativas sobre a taxa Selic e a economia nacional?

O Caminho para a Alta

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores Brasileira (B3), concluiu a sessão em uma alta de 1,46%, fechando em 121.942,98 pontos. No mês de julho, o Ibovespa teve um aumento de 3,27%, e no ano de 2023, o índice subiu 11,13%, apresentando números positivos no cenário nacional de investimentos. O volume financeiro das transações diárias foi de R$ 21,7 bilhões.

As ações ordinárias da Petrobras (PETR3) aumentaram 5,26%, enquanto as ações preferenciais (PETR4) aumentaram 4,54%. Os papéis da Vale (VALE3) tiveram um aumento significativo na sessão, valorizando 2,26%. Entre os destaques do mercado de ações, o Carrefour (CRFB3) liderou os ganhos com avanço de 8,29%, seguido de perto pela Magazine Luiza (MGLU3), que subiu 5,68%.

No entanto, nem todos os papéis apresentaram alta. A Hypera (HYPE3) teve uma queda de 1,68% e a CVC (CVCB3) diminuiu 1,65%.

Influências Externas

A recuperação do PMI industrial da China em julho teve um impacto direto no desempenho das ações de commodities, que apresentaram alta de 2,48%. A China tem implementado medidas para impulsionar o consumo e fortalecer sua economia, o que contribuiu para a valorização das commodities.

Especulações e Análises

A alta das ações da Petrobras e da Vale, associando este fenômeno à decisão iminente do Copom sobre a taxa Selic. A perspectiva de uma política de redução da taxa de juros e um Boletim Focus positivo contribuíram para a alta de ações de varejo.

A expectativa de um balanço positivo levou as ações da Dexco (DXCO3) a subirem. As ações do Carrefour (CRFB3) se mantiveram em alta após a divulgação de resultados que superaram as expectativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui