HomeNoticiaEncceja 2023: confira data de inscrições e calendário de...
sexta-feira, abril 19, 2024

Encceja 2023: confira data de inscrições e calendário de provas

A busca pela certificação do ensino fundamental e médio deve começar antes do dia de aplicação da prova do Encceja 2023, assim, candidatos que desejam participar do exame já buscam informações sobre a data de inscrições e calendário de provas.

Pois bem, o Portal Fiibrasil aporesenta as principais datas do Encceja, com informações obtidas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame.

Inscrições e Provas

São quatro períodos de inscrições do Encceja 2023 com datas para a população em geral no Brasil, para residentes no exterior e considerando as pessoas privadas de liberdade (PPL).

Para a população residente no Brasil as inscrições iniciam em maio. As provas serão aplicadas em agosto e o resultado sai em dezembro. Veja as datas:

  • Início das inscrições: 22/05/2023;
  • Prazo final de inscrição: 02/06/2023;
  • Aplicação do exame em 27/08/2023;
  • Divulgação do gabarito em 11/09/2023;
  • Divulgação dos resultados em 22/12/2023

Para as pessoas privadas de liberdade e a reaplicação do Enceeja as inscrições estarão abertas de 24 de julho a 04 de agosto. O exame será realizado nos dias 17 e 18 de outubro. O resultado sai em 22 de dezembro de 2023.

Encceja Exterior

Para os residentes no exterior as inscrições estarão abertas de 17 a 28 de julho. O exame será aplicado no dia 22 de outubro para as pessoas em geral e  de 23 de outubro a 03 de novembro para população PPL.

Assim como no Encceja Regular, o resultado para os residentes fora do Brasil também será publicado no dia 22 de dezembro.

O cronograma com todas as datas está disponível do Diário Oficial da União, em publicação de 17 de janeiro de 2023.

Entenda o Encceja

Encceja 2023
Inscrições para o Encceja 2023 abrem em maio (Foto: Divulgação)

O Encceja é o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e permite que pessoas que não terminaram os estudos no ensino fundamental e médio possam obter uma certificação oficial através do Ministério da Educação (MEC).

O exame é estruturado em provas específicas para cada nível de escolaridade e os resultados obtidos possibilitam a obtenção de uma certificação do ensino fundamental, do ensino médio ou ainda uma declaração parcial de proficiência.

Qualquer pessoa com 15 anos ou mais pode participar do Encceja, não há restrições em relação à idade ou ao grau de escolaridade anterior.

Com a certificação obtida através do Encceja, os estudantes podem buscar uma vaga no ensino superior, bem como participar do ENEM. O certificado do Encceja tem o mesmo valor de um diploma de uma escola de ensino fundamental ou médio, e reconhece oficialmente as habilidades e competências adquiridas pelos estudantes.

O exame foi criado em 2002 e é uma iniciativa do MEC para combater o analfabetismo e aumentar a escolaridade da população brasileira. O Encceja é uma oportunidade para aqueles que não concluíram seus estudos regulares possam dar continuidade à formação acadêmica e profissional.

Veja video produzido pelo MEC sobre o Encceja:

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Gabaritos Encceja 2023 publicados! Confira sua pontuação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta sexta-feira, 8 de setembro, os gabaritos do Encceja 2023. Agora é o...

Encceja 2023: Confira os Horários das Provas e Prepare-se Bem!

Provas do Encceja 2023? Falta pouco para o grande dia! A dica é programar o despertador e acordar cedo! A hora do Encceja 2023 está...

Tudo Pronto para o Encceja 2023? Saiba Já Seu Local de Prova!

Saiu o local de prova do Encceja 2023! Os locais de prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram...

Encceja 2023: Inscrições Abertas para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

A oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio para aqueles que não puderam fazê-lo na idade adequada O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais...

Veja também