Pular para o conteúdo
Início » Tabela de Remuneração Atualizada do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE

Tabela de Remuneração Atualizada do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE

A carreira pública nas Instituições Federais de Ensino ganha um novo fôlego em 2023, quando os servidores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) veem o horizonte se alargar com o reajuste de 9% concedido pelo governo federal.

O caminho para o sucesso profissional no setor público passa pelo conhecimento do PCCTAE. Neste artigo, você vai conhecer a remuneração atual, os níveis de classificação, capacitação e como progredir na carreira.

Carreira

Ao explorar a carreira dos servidores técnico-administrativos, é natural que diversas perguntas surjam: 

  • Qual é o novo valor da remuneração para o meu cargo?
  • Quais são os níveis de classificação e capacitação? 
  • Como ocorre a progressão na carreira? 
  • O que é o Incentivo à Qualificação e como ele impacta o salário? 
  • E, por fim, como os servidores podem consultar sua situação cadastral e entender sua posição dentro do PCCTAE? 

Ao longo deste texto, abordaremos todas essas questões, fornecendo informações valiosas para quem busca compreender e planejar seu futuro profissional no setor público.

Tabela atualizada PCCTAE

Você sabia que a carreira dos técnico-administrativos é composta por 49 níveis de remuneração. Ela foi alterada com o reajuste salarial aprovado em 2023.

Neste novo cenário, os valores do PCCTAE vão desde R$ 1.446,12 (padrão 1) até R$ 9.073,02 (padrão 49). Esses valores não incluem os valores do Incentivo à Qualificação.

Nestes níveis estão inclusos as progressões por mérito e por capacitação. Ao longo do texto vamos explicar cada etapa da carreira PCCTAE. Por ora, vamos conferir a tabela atualizada com a remuneração básica por nível de classificação:

Além dos percursos de progressão na carreira que estão listados neste artigo, é possível aumentar a remuneração com a ocupação de Cargos de Direção (CD) e Funções Gratificadas (FG).

Estrutura da Carreira

A carreira é dividida em cinco níveis de classificação – A, B, C, D e E, que são definidos no momento de ingresso. O cargo e sua respectiva escolaridade estão inseridos em uma das classes, variando conforme a formação exigida.

As classificações A e B geralmente exigem escolaridade do ensino fundamental incompleto; a classificação C, ensino fundamental completo e médio completo; a classificação D, ensino médio ou técnico completo; e a classificação E, nível superior. 

No ingresso, o servidor é enquadrado no Nível de Classificação conforme o cargo (A a E) e no Nível de Capacitação 1. 

Dentro de cada Nível de Classificação, há quatro níveis de capacitação, e conforme o servidor realiza carga horária para capacitação, ele sobe no nível de capacitação.

Progressão na Carreira

Para cada Nível de Classificação, há 16 padrões de vencimento. A progressão nos padrões de vencimento ocorre ao cumprir as cargas horárias de capacitação (quatro níveis e possibilidade de ascensão a cada 18 meses) e/ou fazer a progressão por mérito profissional (também a cada 18 meses e ocorre por meio de avaliação de desempenho). 

A progressão no nível de capacitação equivale a um degrau de avanço nos padrões de vencimento. Assim, o servidor precisa de 3 progressões por capacitação e 15 por mérito profissional para alcançar o topo da carreira, num total de 18 degraus.

Incentivo à Qualificação

O Incentivo à Qualificação é outra forma de incrementar o salário. O aumento ocorre quando a formação do servidor é superior à exigida para o cargo. 

Há faixas de incremento que vão de 10% a 75%, conforme o nível de classificação do cargo e a formação do servidor. 


Consulta de Situação Cadastral no SouGov

Para saber em qual nível você está na carreira no PCCTAE, é possível consultar sua situação cadastral no aplicativo SouGov. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o SouGov;
  2. Clique em “Meu perfil”;
  3. Escolha a opção “Meus Dados Funcionais”;
  4. Clique em Cadastro Funcional;
  5. Escolha a opção “Cargo/Emprego”;
  6. Visualize o item “Padrão”.

Os três números apresentados representam a progressão por Capacitação (de 1 a 4) e os padrões de vencimento por mérito profissional (01 a 16).

Agora que você entende a estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE, é possível planejar sua trajetória profissional e se capacitar para alcançar o sucesso na carreira pública. Aproveite as oportunidades de capacitação e qualificação disponíveis e busque sempre o aperfeiçoamento em sua área de atuação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *