A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), divulgou nesta sexta-feira (20) a lista de premiados.
Quer saber se você está entre os premiados da 19ª OBMEP? Acesse agora a lista completa de medalhistas e descubra os destaques da premiação nacional e estadual!
Consulte os vencedores por categoria – medalhas de ouro, prata e bronze, além das menções honrosas – para escolas públicas e privadas. Professores, escolas e secretarias de educação também foram reconhecidos.
Premiação 19ª OBMEP
Premiação Nacional
- Medalhas de Ouro
- Medalhas de Prata
- Medalhas de Bronze
- Menções Honrosas – Selecione a UF
- Professores Premiados Professores Premiados
- Escolas Premiadas
- Secretarias de Educação Premiadas
Para facilitar, você pode buscar os resultados diretamente por estado ou UF, organizados em ordem alfabética. Não perca a chance de conferir e celebrar o talento da Matemática em todo o Brasil!
A maior competição científica do Brasil reuniu mais de 18,5 milhões de estudantes na primeira fase, alcançando recorde de participação com 56.516 instituições de ensino em 5.564 municípios, cobrindo 99,9% do território nacional.
Premiações e impacto nacional
Neste ano, a OBMEP distribuirá 8.450 medalhas nacionais, além de 20 mil medalhas estaduais. Estudantes de escolas públicas e privadas serão premiados separadamente. Para alunos da rede pública, serão concedidas:
- 500 medalhas de ouro
- 1.500 medalhas de prata
- 4.500 medalhas de bronze
- 45 mil certificados de menção honrosa
Já os estudantes de escolas privadas receberão:
- 150 medalhas de ouro
- 450 medalhas de prata
- 1.350 medalhas de bronze
- 6 mil certificados de menção honrosa
Além dos alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação que se destacaram pelo desempenho serão reconhecidos.
Oportunidades acadêmicas e o IMPA Tech
Os medalhistas nacionais da OBMEP também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas e bolsas de R$ 300 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para os estudantes do nível 3 (Ensino Médio), a premiação abre portas para o IMPA Tech, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, inaugurado em 2023. O curso, que oferece alojamento e auxílio financeiro, tem 80% das vagas reservadas para premiados em olimpíadas científicas, como a OBMEP, e 20% para estudantes com as melhores notas em Matemática no Enem. As inscrições para a graduação vão até 27 de dezembro pelo site impatech.impa.br
Sobre a OBMEP
Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC). A competição tem como objetivo incentivar o estudo da Matemática, identificar jovens talentos e contribuir para a melhoria da educação básica, oferecendo material didático de qualidade e oportunidades acadêmicas.
Cerimônia de premiação
As cerimônias de premiação estão previstas para 2025, em data a ser definida. Enquanto isso, os premiados e suas famílias já podem conferir a lista completa no site oficial da OBMEP.