HomeNoticia40º Exame da OAB será realizado no domingo (24);...
sábado, abril 27, 2024

40º Exame da OAB será realizado no domingo (24); confira local de prova

A ansiedade pré-exame é uma realidade para milhares de bacharéis e estudantes de Direito em todo o país. Essa expectativa gira em torno do 40º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cuja primeira fase acontece já no próximo domingo, dia 24 de março de 2024. Hoje, 18 de março, é um dia crucial para os candidatos, a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do exame, disponibiliza os locais onde cada inscrito realizará sua prova.

Como Consultar seu Local de Prova

Os candidatos inscritos poderão acessar aqui no FiiBrasil o link para consultar o local de provas. Assim que a FGV disponibilizar a informação faremos a divulgação no link abaixo:

É fundamental que todos verifiquem os locais de prova do 40º Exame da OAB com antecedência e, assim, planejar o deslocamento e evitar contratempos no dia do exame. Veja abaixo as cidades que serão aplicadas as provas:

Datas e Etapas do Exame

O exame se divide em duas etapas críticas: a primeira fase, uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, ocorrerá neste domingo. As questões abrangem uma vasta gama de disciplinas jurídicas, incluindo Ética Profissional e Direitos Administrativo, Civil, Penal, entre outros.

Para avançar à segunda fase, é necessário acertar pelo menos 50% das questões da primeira.

A segunda fase está agendada para 19 de maio de 2024 e consistirá na elaboração de uma peça processual e quatro questões discursivas, focadas na área do Direito escolhida pelo candidato. Para ser aprovado é necessário alcançar 60% de aproveitamento na prova.

Inscrições e Elegibilidade

As inscrições, que estiveram abertas de 8 a 16 de janeiro deste ano, só puderam ser realizadas online, no site oficial da FGV, com uma taxa de R$ 320. Durante o mesmo período, candidatos que preenchiam certos critérios tiveram a chance de solicitar isenção dessa taxa.

O Exame de Ordem está aberto a bacharéis em Direito, incluindo aqueles que ainda não colaram grau, contanto que sejam formados por instituições reconhecidas pelo MEC. Além disso, estudantes no último ano ou nos dois últimos semestres do curso de Direito também puderam se inscrever.

Material Permitido e Procedimentos

Na segunda fase, apenas a legislação não comentada, códigos e súmulas são permitidos, enquanto códigos comentados ou anotações pessoais estão proibidos. Informações sobre o reaproveitamento de exames anteriores e como proceder em caso de recursos também foram disponibilizados.

Preparativos Finais

Canddata 40 exame oab fgv
Consulte o edital do 40º Exame OAB FGV para se preparar para as provas (Imagem: Canva/Cristiano)

Com a aproximação do dia da prova, é essencial que os candidatos revisem o material de estudo, organizem seus documentos e materiais permitidos, e chequem o local de prova com antecedência. Lembre-se de que a tranquilidade e a preparação são chave para um bom desempenho.

Neste momento decisivo, a concentração nos estudos e o cuidado com os detalhes logísticos podem fazer toda a diferença. Desejamos a todos os candidatos boa sorte e sucesso no 40º Exame da OAB.

Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Concurso AL-RS tem provas no domingo; confira local de prova divulgado pel Fundatec

Al RS - Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul aplica provas do Concurso Público para candidatos de nível Médio e Superior; Fundatec divulgou local de prova e cronograma de divulgação dos gabaritos

Concurso MPOG tem provas no domingo; confira local de prova divulgado pel Cebraspe

Ministério do Planejamento e Orçamento aplica provas do Concurso Público para candidatos de nível Superior; Cebraspe divulgou local de prova e cronograma de divulgação dos gabaritos

Gabarito Concurso Público Corpo de Bombeiros Militar do RJ! Acompanhe atualizações da FGV

Corpo de Bombeiros Militar do RJ Concurso Público 2024: acompanhe publicação das respostas das provas objetivas

Gabarito ENAM 2024: veja atualizações do Exame Nacional da Magistratura

Como será que você se saiu no ENAM 2024? E quando o gabarito oficial será divulgado? Essas são perguntas que certamente passam pela cabeça de...

Veja também