Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem se preparar para a divulgação das notas finais das provas objetivas e das notas preliminares das provas discursivas e redação aplicadas pela Cesgranrio. Chegou a hora de conferir como foi o desempenho individual e verificar as reais chances de conquistar uma vaga no serviço publico federal.
O Portal FiiBrasil fará ampla cobertura da divulgação das notas (acompanhe atualizações aqui). As informações estarão acessíveis na área do candidato, no site oficial do CPNU, o mesmo local utilizado para a inscrição. O resultado estará disponível a partir das 10h desta terça-feira (8/10).
- Concurso promovido por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
- Número de cidades: 228
- Total de participantes: 970.037
- Total de vagas: 6.640
- Órgãos envolvidos: 21 órgãos da Administração Pública Federal
Blocos com notas divulgadas
Amanhã serão divulgadas as notas dos blocos 1, 2, 3, 5, 6 e 7, que correspondem a cargos de nível superior, além do bloco 8, destinado a cargos de nível médio.
Comprometido com a transparência, o CPNU vai permitir que os candidatos tenham acesso à imagem de suas provas discursivas ou redações. Além disso, será disponibilizado um extrato do resultado, detalhando as notas obtidas em cada prova. Esse documento vai ajudar os candidatos a compreenderem como suas notas foram compostas. Para quem fez as provas objetivas, o cartão-resposta já está disponível na área do candidato.
Bloco 4 – Suspenso
Entretanto, a divulgação das notas referentes ao bloco 4 foi suspensa devido a uma decisão liminar da Justiça do Distrito Federal.
A Advocacia Geral da União (AGU) informou que vai recorrer da decisão, buscando a liberação dos resultados para esses cargos.
Notas detalhadas por blocos
Os candidatos dos blocos 1 a 7 poderão visualizar o número de acertos, a nota bruta e a nota ponderada nas provas objetivas de conhecimentos gerais. No caso das provas de conhecimentos específicos, que possuem pesos diferenciados por eixo temático, serão apresentados os acertos e as notas de cada eixo, assim como a nota total e ponderada.
Para os candidatos do bloco 8, de nível médio, as notas incluirão o número de acertos nas disciplinas de língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira, além da nota total e ponderada das provas objetivas. Aqueles que tiveram a redação corrigida poderão consultar a nota final, calculada com base na avaliação gramatical, que corresponde a 100% da nota dessa prova.
Prazo para recursos
Os candidatos que desejarem contestar as notas preliminares das provas discursivas e da redação terão os dias 8 e 9 de outubro para apresentar recursos. A solicitação deve ser feita na área do candidato, em um campo específico disponibilizado para esse fim.
Os candidatos habilitados para a prova de títulos, tanto dos blocos de nível superior quanto do bloco 8 (nível médio), receberão a convocação para o envio dos documentos comprobatórios na área do candidato. O envio dos documentos de titulação acadêmica e de experiência profissional deverá ser feito nos dias 9 e 10 de outubro.
Conforme estipulado nos editais, os candidatos que não enviarem os documentos exigidos dentro do prazo serão penalizados com nota zero nessa etapa, que possui caráter classificatório.
Recentemente, o Ministério da Gestão retificou os editais do CPNU, exigindo a autenticação em cartório de mais documentos. Por isso, é essencial que os candidatos consultem o edital de retificação para ficarem por dentro das novas exigências para os cargos aos quais estão concorrendo.