Neste domingo, 26 de outubro, milhares de bacharéis em Direito em todo o país concluíram a prova objetiva do 4º Exame Nacional da Magistratura (Enam 2025-2). Com a aplicação da prova, a atenção dos 28.245 inscritos se volta agora para as próximas etapas do cronograma, especialmente a publicação dos gabaritos e os prazos para recursos.
O exame, organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), é requisito essencial para quem deseja se inscrever em concursos para a carreira da magistratura no Brasil.
Abaixo, compilamos as datas cruciais que os candidatos do Enam 2025-2 precisam acompanhar.
Gabarito Enam 2025-2: Quando sai e como recorrer
A primeira grande data após a prova é a divulgação do gabarito oficial preliminar. Segundo o edital, os candidatos devem ficar atentos:
- Divulgação do Gabarito Preliminar: A consulta às respostas oficiais da prova objetiva estará disponível nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025.
- Prazo para Recursos: Os candidatos que discordarem de alguma questão ou resposta do gabarito preliminar poderão interpor recursos. O prazo inicia às 16h do dia 29 de outubro e se encerra às 16h do dia 30 de outubro (horário de Brasília).
A consulta do gabarito e o envio de recursos devem ser feitos exclusivamente pelo site oficial da FGV: https://conhecimento.fgv.br/exames/enam/4exame.
O Cronograma das Próximas Etapas
Após a análise dos recursos contra o gabarito, o certame segue para suas fases finais de apuração. O resultado definitivo do Enam 2025-2 está programado para ser divulgado ainda este ano.
Confira o calendário das próximas fases:
- Gabarito Definitivo e Resultado Preliminar: A publicação do gabarito oficial definitivo (pós-recursos) e da relação nominal do resultado preliminar da prova objetiva ocorrerá em 01 de dezembro de 2025.
- Recursos contra o Resultado Preliminar: Haverá um novo prazo para recursos, desta vez contra o resultado preliminar, nos dias 02 e 03 de dezembro.
- Resultado Definitivo e Homologação: A data mais aguardada pelos candidatos é a publicação da relação nominal com o resultado definitivo da prova, marcada para 19 de dezembro de 2025. A homologação do resultado final do Exame acontece logo em seguida, em 23 de dezembro.
Habilitação e Critérios de Aprovação

Os candidatos aprovados terão sua certificação de habilitação disponibilizada pela Enfam a partir de 29 de dezembro de 2025. O certificado tem validade de 2 anos, podendo ser prorrogado.
Vale lembrar que o Enam 2025-2 tem caráter apenas eliminatório. Para ser considerado habilitado, o candidato deve atingir:
- Ampla concorrência: Mínimo de 70% de acertos (56 das 80 questões).
- Pessoas negras, indígenas ou com deficiência: Mínimo de 50% de acertos (40 das 80 questões).
Nesta edição, dos 28.245 inscritos, 7.408 se autodeclararam pessoas negras, 1.848 como pessoas com deficiência e 64 como indígenas.

