HomedividendosLista com as datas base para pagamento de rendimentos...
terça-feira, março 19, 2024

Lista com as datas base para pagamento de rendimentos dos FIIs

-

Veja as data-com dos FIIS; acesse o histórico de dividendos

Você sabe qual a data que o seu Fundo de Investimento Imobiliário (FII) considera para fazer o pagamento dos rendimentos? O dia em que divulga o valor e data de pagamento dos dividendos?

Foi em busca destas respostas que o FIIBrasil realizou extensa pesquisa entre os FIIs pagadores de dividendos.

Datas importantes

Mas antes de apresentar a relação completa com todo o cronograma de fechamento dos rendimentos é necessário verificar três termos muito utilizados no mercado de fundos imobiliários:

  • Data-com: também conhecida como data base, é o dia que o fundo considera para distribuir os rendimentos. Quer terminar o dia com cotas do fundo terá direito aos dividendos.
  • Data-ex: é o dia útil seguinte à data base. Os cotistas que adquirirem cotas do fundo nesta data não terão direito aos rendimentos. Importante ressaltar que o mercado corrige o valor da cota no início da negociação na B3. Assim, o valor da cota é precificada já descontando o valor do rendimento pago na data base.
  • Data de Pagamento: é o dia que, de fato, o cotista recebe o rendimento. A data de pagamento é divulgada no Aviso aos Cotistas no dia de divulgação do valor dos dividendos.

Bom agora que estamos familiarizados com os conceitos de “datas” do mercado de FIIs, vamos conferir as data-com de cada fundo.

Dia de Pagamento dos Dividendos

Para verificar a data-com de determinado FII, digite o código do fundo no Item “Pesquisar”. Para consultar valores dos dividendos e histórico de pagamento clique no código do fundo ou imagem.

Atualmente, a B3 possui 457 fundos listados. A pesquisa apresenta os dias bons, ou data-com de 361 FIIs que anunciaram dividendos em dezembro de 2023.

A maioria absoluta, 217 FIIs, tem como data base o último útil do mês, ou o último dia de negociação das cotas na B3. O 5º dia útil é a segunda data base mais frequente com 43 FIIs. Veja como ficou a distribuição:

E aí, o que achou da nossa pesquisa? Deixe comentários e nos envie sugestões de outras reportagens.
Cristiano Alvarenga
Cristiano Alvarengahttps://fiibrasil.com
Jornalista profissional, com experiência no mercado bancário e em educação superior. Especialista em dados e apreciador da informação via visualização de dados.

8 COMENTÁRIOS

  1. FUNDOS IMOBILIÁRIOS COMO VSLH11 E TORD11, LEVARAM CALOTE EM PLENO MERCADO ABERTO, SERVOCOS E PRODUÇÃO, E QUE TEM COMO OBJETIVO DE FECHAR EM 1 ANO COMO O KINP11 REALMENTE FOI UM DANO INCOMENSURÁVEL AOS COTISTAS E A MIM. AGUARDO SUGESTÕES DE FUNDOS QUE TEM CARACTERÍSTICAS OPOSTAS. OBRIGADO!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais notícias

Veja também